BOSCH M1.5.4

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    Essa ecu é aplicada no Kadet (sem imobilizador de fabrica) e Omega 4.1 (sem imobilizador de fabrica) além do Vectra 2.0/2.2 com imobilizador.

    IMMO OFF:
    – Procedimento realizado na eprom soic B58253 da central de injeção;
    – Está eprom soic se localiza na parte de traz da placa da central;
    – Se tiver problemas para regravar, substitua a eprom B58253 por uma soic 24C02 ou 24C04.
    – Utilizar o EDITEC para gerar o arquivo IMMO OFF.

    1. Remover a central de injeção (ECU), e reprogramar a eprom soic 24C02 (localizada embaixo da placa da ECU, na parte de trás) também pode está com uma eprom Bosch B58253, mas é totalmente compatível com o modelo 24c02, portanto no programador leia como 24c02, caso não consiga ler com o programador troque a Soic utilizando uma 24C02 NOVA;
    2. REALIZAR O PROCEDIMENTO UTILIZANDO O EDITEC.
    3. Desabilitar a central de imobilizador removendo ou desconectando-a, faça um jumper no pino 6 e 7 da central de imobilizador, para que funcione o sinal do sensor de velocidade para a ECU de injeção.
    4. Conectar a central de injeção já com a nova eprom que foi gravada e funcionar normalmente o veículo;
    Atenção: Em caso de eliminação do code a Ecu-imobilizador deverá ficar definitivamente desligada, neste sistema se religar a caixinha do code o processador da central de injeção pode sofrer dano.

    EXTRAS: o sistema é um GM CODE 1, podendo o transponder ser clonado. Para trocar uma ecu de um carro para outro, basta trocar a soic, ou entrar com scanner e habilitar ‘uma nova ecu’, para esse procedimento o scanner não pede senha.

     

     

    INFORMAÇÕES EXTRAS
    CHEVROLET MOTRONIC 1.5.4

    MOTRONIC 2.8

    VECTRA 2.0 / 2.2

    Kadet 2.0 8V

    Silverado e Omega 4.1

    Defeitos Comuns Regulador 5v;

    Mal contato no soquete da eprom

    Mal contato no processador

    Anotação 1: O 16V tem sensor de fase e válvula EGR.
    Anotação 2: Mesmas características técnicas para o MOTRONIC 2.8 do Omega 4.1
    Anotação 3: Com motor 2.2 o eletro-ventilador é acionado pela central de injeção.
    Anotação 4: Vectra 2.2 a ecu para de funcionar, deixa um tempo parada e volta a funcionar, nota-se que o o sistema tem 12v mas não aciona o rele da bomba. Pode ser tanto o circuito de acionamento do rele da bomba ou mesmo o processador.
    Anotação 5: Veículo não entra em funcionamento, pode ser ocasionado pelo mal funcionamento do regulador 5v, a unidade não acende lâmpada de anomalia, não aciona o rele de bomba. o regulador, alimenta todo o circuito interno da ecu, sem a alimentação destes componentes o sistema não entra em funcionamento. solução, realizar a substituição do regulador 5v
    Anotação 6: Bicos injetores não pulsam, ou ficam ‘travados’, em curto-circuito, ou ainda ‘abertos’, não pulsam no veículo, ou mesmo na bancada. solução é  substituir o multidriver que comanda os 04 bicos injetores
    Anotação 7: Veículo não entra em funcionamento, e uce não funciona em bancada, isso se dá devido a queima do massa (-) da central, geralmente ocasionado por trilhas rompidas no circuito, ou ainda terminais quebrados que são  interligados ao bocal da uce. este defeito ocorre principalmente devido a  algum tipo de sobrecarga, (ou pico de tensão, seja este gerado pelo alternador, que está trabalhando fora de suas tensões padrões de trabalho,  ou ainda devido a alguma inversão de polaridade, seja nos pólos da bateria do  veículo, devido a chamada ‘chupeta invertida’ nos pólos (+) e (-); ou ainda devido a algum curto-circuito na fiação elétrica do próprio carro; ou mesmo ou ainda nos sensores ou atuadores do veículo), ou ainda em outra possibilidade existente, devido a curto-circuito ligado ao aterramento (-), ou massa, tanto dos sensores quanto ao massa (-) principal da própria uce.
    Anotação 8: No caso específico do vectra, quando o aterramento do motor de  arranque, o massa(-), está mal conectado, ou mesmo desconectado, geralmente ocasiona a queima do massa da central. a solução para o problema é refazer as trilhas queimadas, por utilizar uma central perfeita de estoque (de preferência com a mesma numeração ) e daí testar; na grande  maioria das vezes funciona. caso contrário, ou seja, caso a reconstituição das trilhas não resolva o problema; entre com o osciloscópio, de preferência digital, na memória eprom da uce, a memória estará sem pulso ( ou seja, não estará trabalhando com uma tensão de trabalho aplicada para a memória  eprom, que a mesma deve apresentar variação de 0,3 e 0,5 v a 3,3 e 3,5v, ou ainda de 4,3 a 5v, nas medições realizadas). caso isso aconteça, ou seja, não  apresente a oscilação entre  as tensões de trabalho esperadas; a solução é realizar a troca, ou substituição do microprocessador, que trabalha junto do cristal oscilador da uce
    Anotação 9: Veículo não tem centelhamento na bobina de ignição; ou bobina de ignição  com centelhamento direto e contínuo (costumeiramente chamada de ‘ignição travada’), ou ainda pulso muito fraco da bobina de ignição, defeito este último, que impedirá que o veículo de partida, ou pegue. ex: certa vez ‘torrou’ o primeiro drive de ignição , o qual comanda cilindros 01 e 04. este queimou de maneira que quase fundiu o dissipador de calor de alumínio da placa com a carcaça do drive de ignição, destruindo também as trilhas da placa. isso se deu devido a um curto-circuito na bobina de ignição de um kadett, que possivelmente recebeu uma ‘carga invertida’, ocasionando assim tamanho estrago. a solução neste caso, foi substituir o drive de ignição, um transistor darlington (encapsulamento, ou formato do componente), e daí então refazer as trilhas, com base numa outra uce de estoque em perfeitas condições. há também a possibilidade de um dos 02 c.i.s smd (circuitos integrados dos) controladores de ignição ( o qual 01 deles também é responsável pelo pulso para o relé de bomba,  não estarem enviando o pulso de ignição para o(s) drive(s) de ignição, algo estimado na faixa de 0,3 a 0,5v, já que os 02 transitores , são transistores que amplificam o sinal de ignição enviado por tais c.i.s. , o que permitirá que esses transistores gerem ou não, o centelhamento na bobina de ignição do veículo. solução nesse caso: substituir o(s) c.i.(s) de pulso ignição, caso já se tenha realizado a medição e troca dos drivers (transistores) de ignição, e não tenha sido resolvido o problema.
    Anotação 10: Queima do microprocessador: ecu apresenta sintomas de: bicos não pulsam, não aciona o rele de bomba, não acende lâmpada de anomalias, nem aciona a ignição(bobina), ao utilizar scanner apresentando no mesmo “ erro de comunicação” ao realizar rastreamento da ecu, solução para estes sintomas, trocar microprocessador.
    Anotação 11: Veículo não pega, não aciona o relé de bomba. veículo não dá a partida, nem aciona o relé de bomba, pisca a lâmpada de anomalias no veículo e não pega. o defeito está relacionado a 02  “capacitorezinhos” marrons (claros), ou bege escuros, os quais têm 01  ‘resistorzinho’ preto ou azul, bem no meio deles (capacitores); do outro lado da placa desta uce m1.5.4, que encontram-se localizados bem em frente á ‘ponta do terminais soldados’ do multidriver do regulador 5v/relé principal
    Anotação 12:
    Anotação 13:
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